Clima
Ventos fortes em alto mar provocaram ressaca em várias praias do Rio de Janeiro. Somente na Zona Sul, bombeiros fizeram 96 operações de resgate
A orientação era para evitar o banho de mar. Mas muita gente enfrentou, ontem, as águas agitadas nas praias do Rio de Janeiro. A ressaca chegou à Praia do Leblon, na Zona Sul da cidade, com ondas de até 2m. Na Praia de Itaipu, em Niterói, as ondas chegaram a 2,5m de altura e deixaram o Grupamento Marítimo do Corpo de Bombeiros em estado de alerta. Somente na orla da Zona Sul, foram realizadas 96 operações de resgate de banhistas.
De acordo com o meteorologista André Madeira, do Climatempo, o mar agitado foi conseqüência de um ciclone extratropical em alto mar na Argentina. “Os ventos fortes provocaram ondas que avançaram sobre o oceano e chegaram ao litoral. A tendência amanhã (hoje) é de redução”, disse. A agitação do mar no Rio de Janeiro é normal entre maio e setembro, mas, segundo o meteorologista, a antecipação do fenômeno não chega a causar espanto. A previsão é de que, a partir de quarta-feira, na véspera do feriado, o mar volte a subir por causa de uma frente fria, que também provocará chuvas.
Na última quinta-feira, o tráfego de catamarãs entre Charitas (Niterói) e a Praça XV (Rio de Janeiro) foi proibido depois de um acidente envolvendo uma embarcação com 237 pessoas. A catamarã teve a porta da proa arrancada pelo mar revolto. Dezessete pessoas ficaram feridas. Entre elas, duas grávidas.
Folha de São Paulo Continua busca por padre balonista
Marinha afirma que 72 horas é o período no qual há mais chance de se encontrar um náufrago com vida; a busca oficial durou seis dias
DIMITRI DO VALLE
Mesmo com o fim oficial das buscas, decretado pela Marinha no final da tarde de anteontem, a procura pelo padre Adelir Antônio de Carli continua sendo feita por voluntários, no litoral de Santa Catarina, onde o religioso desapareceu.
A Marinha informou que realizou todos "os esforços possíveis" ao manter os trabalhos durante seis dias, acima de 72 horas, considerado o período com maior chance de se encontrar um náufrago com vida.
Mas equipes do Corpo de Bombeiros de Penha (129 km a norte de Florianópolis) e voluntários vasculham regiões de mata e do litoral próximo ao município, onde a família acredita que Carli possa estar perdido. Ele caiu no mar quando partiu de Paranaguá (90 km de Curitiba) para tentar voar preso a cerca de mil balões de festa.
Parentes saíram de Ampére (291 km de Curitiba), a cidade natal do padre, para acompanhar as buscas neste final de semana em Penha, onde foram localizados os primeiros restos de balões usados no vôo.
Enquanto Carli não for encontrado, a família não admite trabalhar com a hipótese de que o religioso morreu. "Até que ele não seja encontrado, para nós ele está vivo e esperando ser resgatado", disse a comerciante Elizabete de Carli, prima do religioso.
Elizabete declarou que a família tem "rezado para que [este domingo] seja o último dia de buscas". "Estamos rezando para que Deus ilumine os guias para o lugar certo."
Até o fechamento desta edição, o padre não havia sido encontrado.
O dono de uma escola de balonismo em Belo Horizonte, Lincoln Fernandez Freire, disse que o caso deve servir como alerta para as autoridades aéreas impedirem novas tentativas semelhantes a do padre.
Freire afirmou que o religioso, além de desconhecer como estavam as correntes de vento, ignorou o perigo de encontrar nuvens repletas de turbulência.
"Aeronaves de grande porte evitam passar por nuvens assim para não correr risco de danos na estrutura do avião. Imagina uma pessoa amarrada a balõezinhos de festa?", declarou o empresário, que tem 20 anos de prática de balonismo.
Jornal do Brasil
GILBERTO AMARAL
O arauto da Defesa /Ordem militar
O arauto da Defesa
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, terá hoje com o presidente da Colômbia, Alvaro Uribe, hoje, e com o do Equador, Rafael Correa, na quarta-feira, com quem participará do vôo inaugural da linha entre Manaus e Quito. Nos dois encontros, Jobim pretende levar a proposta de criação do Conselho Sul-Americano de Defesa, já apresentada à Guiana e ao Suriname.
Ordem militar
O diretor-geral do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT), Luiz Antonio Pagot, foi condecorado com a Medalha do Mérito Militar, no grau de Oficial. A Ordem do Mérito Militar é a mais elevada distinção honorífica do Exército Brasileiro e destina-se a premiar personalidades militares e civis que tenham prestado notáveis serviços ao país e ao Exército.
No comments:
Post a Comment