Tuesday, April 29, 2008

O Globo Usuários esperam 40 minutos por catamarã
Apenas uma embarcação fez a ligação entre Charitas e a Praça Quinze durante a manhã
Luisa Valle*

Os problemas envolvendo as Barcas S/A continuaram ontem, quando apenas um catamarã, na linha Charitas -- Praça Quinze, operou, elevando para 40 minutos o tempo de espera entre as viagens. Passageiros que estavam na estação de Charitas reclamaram da demora e da grande fila que se formou do lado de fora da estação. Uma embarcação que faz a linha Centro de Niterói -- Praça Quinze também teve problemas, mas o intervalo entre as viagens não foi alterado, permanecendo entre dez e 12 minutos.

Esses não foram os únicos problemas de quem usa o sistema. O descuido de uma tripulante e a irresponsabilidade de um usuário do catamarã social da Barcas S/A, que faz a linha Praça Araribóia-Praça Quinze com tarifas mais baixas, por pouco não colocou as dezenas de passageiros da embarcação em risco, na manhã de ontem. De acordo com testemunhas, a funcionária que guardava a porta lateral abandonou seu posto ao receber a informação de que um passageiro estaria passando mal. Logo depois, quando a embarcação chegava à Praça Quinze, um passageiro abriu a porta lateral do catamarã sem esperar que ele atracasse.

- Abriram apenas a porta da frente do catamarã. As pessoas ficaram reclamando do calor. Um passageiro abriu a porta e todos saíram. A barca ainda não tinha terminado de atracar - contou Guilherme Andrade.

A concessionária Barcas S/A não confirmou o fato e está apurando o caso para poder se pronunciar.

Amanhã, a comissão especial da Alerj criada para estudar as condições do sistema aquaviário vai entregar ao procurador-geral de Justiça, Marfan Vieira, uma representação contra as concessionárias Barcas S/A, a Transtur e a Agência Reguladora de Transportes Aquaviários, Ferroviários, Metroviários e de Rodovias do Rio (Agetransp). O presidente da comissão, Gilberto Palmares, entregará também um abaixo-assinado de quatro mil usuários das barcas, com reclamações sobre o serviço.


O Globo PANORAMA POLÍTICO
'Já estou com o pé nessa estrada'

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, vai viajar por cerca de 10 países nos próximos 20 dias. Sua missão é debater e convencer os vizinhos a implementarem o Conselho de Defesa da América do Sul. O presidente Lula quer anunciar a criação do conselho durante a reunião que vai criar a Unasul (União das Nações Sul-Americanas), no dia 23 de maio, no Rio de Janeiro. A proposta foi aceita por Argentina e Venezuela. Há expectativa quanto à posição do Chile e da Colômbia.

No comments: